segunda-feira, 19 de março de 2012

TEÓRICO PRÁTICA 03 - 15/03/2012


TEÓRICO PRÁTICA - 03


15/03/2012
Palestra ministrada pelo Professor Alcimar Gottschild,  referente a monografia com o assunto de Powerlifiting .


Em sala de aula o Professor Alcimar Gottschild atleta da Federação Paranaense, explicou como funcionam as competições Estaduais, Nacionais e Mundiais. Logo após a apresentação, nos dirigimos ao laboratório de Fisiologia da Faculdade Dom Bosco, para uma demonstração feita pelo próprio professor.
            Apresentou as roupas e proteções utilizadas para treinamento e competição, os cuidados que se deve ter com os aparelhos e as especificações de qual roupa deve ser utilizada para o trabalho que será feito. Demonstrou os movimentos na pratica de Agachamento, Supino e Levantamento Terra.
            Em seguida, falou um pouco sobre suplementação, os cuidados com anabolizantes e seus pontos negativos para a saúde.








http://www.youtube.com/watch?v=N_QQ8RLAEoI&feature=fvst

PRÁTICA 02 - 07/03/2012


PRÁTICA 02 -  07/03/2012


Jogos de oposição


Caracterizam-se como uma atividade de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades


Atividades desenvolvidas durante a aula:


1-Amarrar uma fita ou pano no tornozelo direito; 2 oponentes um de frente para o outro e ao comando da Professora Keith os alunos tentam tirar o pano um do outro, pode ser na “luta” em pé ou no chão


*Tocar, desequilibrar, imobilizar, agarrar, reter.


2-Trabalho de flexibilidade: jogo do jokempo (pedra, papel, tesoura); em duplas um de frente para o outro com os pés encostados um a frente do outro; quem for ganhando vai para trás e o individuo que perder vai fazendo uma abertura de pernas para acompanhar o ganhador. Perde quem se desequilibrar e cair.


3-Em duplas um de frente para o outro colocam um dos pés dentro do quadrado, de mãos dadas ou segurando nos braços e com o pé de trás para fora do quadrado. Objetivo do jogo é puxar o oponente para dentro do quadrado.


Variações: ombro com ombro e segurar na cintura, ombro com ombro e segurar na perna.


4-Jogo de desequilibrar: um de frente para o outro fica de cócoras e tenta derrubar o oponente.
Variação: Mãos no chão (jacaré), com pernas abertas na ponta dos pés. Objetivo do jogo é derrubar o outro oponente puxando uma das mãos.


5-Trabalho de força: em duplas, pés com pés, corpo em 45 graus, pés e tronco elevados por um tempo de +- 1 minuto.


Variação: pranchinha, corpo suspenso pelas pontas dos pés e cotovelos por +- um minuto


6-Conquista de território: A Professora separa a sala em dois grupos, um fica a direita e outro a esquerda, cada grupo tem um pique com uma bola em seu território. Não pode ficar em pé, só engatinhar, rolar; podendo segurar, reter e imobilizar o adversário para que ele não roube a bola. O objetivo do jogo é roubar a bola do campo adversário e trazê-la para seu campo (seu pique).


7-Volta à calma, alongamento: todos deitam no tatame, erguem os 2 pés e jogam para trás;
as 2 pernas elevadas ao alto  e tocar na ponta dos pés;  abrir as pernas;  deitar e fazer elevação do quadril; puxar o queixo no peito;  flexionar a cabeça para os lados.

Prática 01 - 06/03/2012



1° Parte da aula foi teórica.

Revisão do conteúdo em relação a classificação das lutas.

2° Parte da aula foi prática.

Em círculo sobre o Tatame da sala de lutas, seguindo as orientações da Professora Keith Mary, depois de cada aluno se apresentar e fazer movimentos de luta passando assim para o próximo colega, sempre juntando todos os movimentos, o objetivo foi que no final todos tiveram seu conhecimento corporal.

Logo após essa atividade a Professora Keith mostra a classificação das lutas: percussão e domínio.

Distâncias: curta, média e longa.

Segue atividades que tivemos em aula:

1 - Andar sobre o tatame em várias direções, ao aviso da Professora Keith tentar se defender e tocar nos colegas conforme o comando de onde deve ser tocado(ombro, joelho, barriga e panturrilha), nesta atividade foram trabalhas as variações como corrida de costas, corrida na lateral com intuito de praticar a percussão de média distância.

2 - Em duplas Luta de domínio = tentar derrubar seu companheiro com o objetivo de encostar as costas no chão.

3 - Gol Maluco = Com uma bola de pilates ao centro do tatame, duas equipes numeradas cada lado do tatame, a Professora irá falar um número, as duas pessoas que representam esse número (uma de cada equipe) correm até o centro do tatame,  o primeiro que conseguir rolar a bola até o lado contrário do tatame vence. O objetivo do jogo é, a primeira pessoa que pegar a bola deverá fazer o gol e o outro defender, recuperar, dominar da melhor maneira possível para que possa fazer o gol para sua equipe com prática da percussão e domínio curto.

Alongamento: ao final das atividades a Professora Keith passou alongamento para os membros inferiores e superiores.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Classificação das lutas e suas caracteristicas

CLASSIFICADO  em elementos de CURTA, MÉDIA e LONGA DISTÂNCIA.


CURTA DISTÂNCIA

    Os elementos de CURTA DISTÂNCIA estão relacionados ao agarramento do adversário, podendo ser observada sua predominância em modalidades como judô, jiu-jítsu, luta olímpica, aikido, entre outras.

As técnicas básicas de luta em CURTA DISTÂNCIA são:
*Rolamentos
*Quedas
*Imobilizações
*Chaves
JUDÔ
JIU-JÍTSU
                                                                      

LUTA OLÍMPICA

AIKIDO

MÉDIA DISTÂNCIA

    Quanto aos elementos de MÉDIA DISTÂNCIA, a principal caracteristica está no toque em direção ao adversário, podendo este ser em pontos específicos do corpo, ou de maneira uniforme, com obejetivos de marcar pontos como no TAE KWON DO, KARATÊ TRADICIONAL e alguns estilos de KUNG FU , ou toques buscando o nocaute - BOXE, KARATÊ DE CONTATO, MUAY THAI, entre outros.

Os elementos técnicos de média distância das lutas são:
* Socos
*Chutes
*Joelhadas
*Defesas com membros inferiores e superiores.
TAE KWON DO
KARATÊ TRADICIONAL
BOXE

KARATÊ DE CONTATO

MUAY THAI

KUNG FU


LONGA DISTÂNCIA

    Por fim, temos os elementos de LONGA DISTÂNCIA das lutas, que são aqueles que usam algum implemento, em geral usam espadas. exemplos: esgrima, kendo, kung fu.
As técnicas de longa distância estão relacionadas ao:

*Domínio 
*Manuseio dos implementos.

ESGRIMA

KENDO

KUNG FU


quinta-feira, 8 de março de 2012

ARTIGO - Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física. ARTIGO- Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais




RESENHA - Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física.
Autores:
Fabricio Boscolo Del Vecchio
Emerson Franchini
               A luta é uma das mais antigas manifestações culturais humanas, sua difusão está diferenciada em cada região com práticas e concepções. Na maioria das vezes está vinculada a preparação para a guerra, autodefesa, exercício físico, jogo ou como ação ritualística. No ocidente foram os gregos que oficializaram os combates entre indivíduos como uma espécie de diversão publica. Nos jogos olímpicos da antiguidade, as modalidades de combate também foram representadas (boxe, pankration, luta e o último evento do pentatlo).
            Na idade média destacam-se as lutas dos cavaleiros cruzados e seus torneios, no Japão os samurais, e outros vários países cada um com seu estilo regional especifico de combate. No ambiente escolar e na licenciatura tem como objetivo a manifestação cultural e expressão corporal são componentes a ser desenvolvido na escola.
            Aspectos para a formação de professores na licenciatura, da graduação em bacharelado a incorporação de itens como definições e classificações das lutas, história da luta, cronologia e desenvolvimento e a inserção da luta na escola. Dando também uma visão sobre lesões desportivas nas lutas, aspectos de perda de peso em lutadores, aspectos psicológicos, preparação física, aprendizagem técnica e tática das lutas, bases biomecânicas de técnicas e tática das lutas, aspectos de força, potência e alavancas.
            Ressaltamos a importância das lutas/artes marciais, no contexto cultural e motor e a necessidade de formação profissional para uma melhor intervenção nesse segmento.



RESENHA - Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais
 
Autores:
Mariana Simões Pimentel Gomes
Marcio Pereira Morato
Edison Duarte
José Júlio Gavião de Almeida

             Este artigo buscou classificar e identificar princípios comuns no ensino das lutas, visando ao desenvolvimento global do aluo e não apenas a repetição descontextualizada de gestos técnicos.
Presente na bagagem cultural de diferentes civilizações no decorrer dos séculos, a luta já foi reconhecida como rito, prática religiosa, preparação para a guerra, jogo, exercício físico, entre outros diversos significados que já lhe foram atribuídos, fosse ela ocidental ou oriental.
As lutas trazem ao mundo da Educação Física tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina. As lutas podem ser classificadas em “esportes de luta com agarre”, “esportes de luta com golpes” e “esportes de luta com implemento”. Os princípios condicionais das lutas são o contato proposital; fusão ataque/defesa; imprevisibilidade; oponente(s)/alvo(s), regras.
Independente da modalidade ou especificidade da luta, estes tópicos são indispensáveis para que uma atividade seja classificada como luta, pois são capazes de delinear o conhecimento e diferenciá-lo dos demais. A luta abrange uma série de modalidades institucionalizadas que passaram pelo processo de criação de técnicas baseadas nas regras de cada uma, carregando consigo a sua história, sua origem, sua vestimenta, suas tradições e características compondo cada manifestação de luta.
Os princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente/ alvo e regras) regem as lutas e as caracterizam.