quinta-feira, 8 de março de 2012

ARTIGO - Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física. ARTIGO- Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais




RESENHA - Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física.
Autores:
Fabricio Boscolo Del Vecchio
Emerson Franchini
               A luta é uma das mais antigas manifestações culturais humanas, sua difusão está diferenciada em cada região com práticas e concepções. Na maioria das vezes está vinculada a preparação para a guerra, autodefesa, exercício físico, jogo ou como ação ritualística. No ocidente foram os gregos que oficializaram os combates entre indivíduos como uma espécie de diversão publica. Nos jogos olímpicos da antiguidade, as modalidades de combate também foram representadas (boxe, pankration, luta e o último evento do pentatlo).
            Na idade média destacam-se as lutas dos cavaleiros cruzados e seus torneios, no Japão os samurais, e outros vários países cada um com seu estilo regional especifico de combate. No ambiente escolar e na licenciatura tem como objetivo a manifestação cultural e expressão corporal são componentes a ser desenvolvido na escola.
            Aspectos para a formação de professores na licenciatura, da graduação em bacharelado a incorporação de itens como definições e classificações das lutas, história da luta, cronologia e desenvolvimento e a inserção da luta na escola. Dando também uma visão sobre lesões desportivas nas lutas, aspectos de perda de peso em lutadores, aspectos psicológicos, preparação física, aprendizagem técnica e tática das lutas, bases biomecânicas de técnicas e tática das lutas, aspectos de força, potência e alavancas.
            Ressaltamos a importância das lutas/artes marciais, no contexto cultural e motor e a necessidade de formação profissional para uma melhor intervenção nesse segmento.



RESENHA - Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais
 
Autores:
Mariana Simões Pimentel Gomes
Marcio Pereira Morato
Edison Duarte
José Júlio Gavião de Almeida

             Este artigo buscou classificar e identificar princípios comuns no ensino das lutas, visando ao desenvolvimento global do aluo e não apenas a repetição descontextualizada de gestos técnicos.
Presente na bagagem cultural de diferentes civilizações no decorrer dos séculos, a luta já foi reconhecida como rito, prática religiosa, preparação para a guerra, jogo, exercício físico, entre outros diversos significados que já lhe foram atribuídos, fosse ela ocidental ou oriental.
As lutas trazem ao mundo da Educação Física tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina. As lutas podem ser classificadas em “esportes de luta com agarre”, “esportes de luta com golpes” e “esportes de luta com implemento”. Os princípios condicionais das lutas são o contato proposital; fusão ataque/defesa; imprevisibilidade; oponente(s)/alvo(s), regras.
Independente da modalidade ou especificidade da luta, estes tópicos são indispensáveis para que uma atividade seja classificada como luta, pois são capazes de delinear o conhecimento e diferenciá-lo dos demais. A luta abrange uma série de modalidades institucionalizadas que passaram pelo processo de criação de técnicas baseadas nas regras de cada uma, carregando consigo a sua história, sua origem, sua vestimenta, suas tradições e características compondo cada manifestação de luta.
Os princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente/ alvo e regras) regem as lutas e as caracterizam.







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